Para assistir a previsão diminua o volume da rádio no topo, DEPOIS, aumente novamente!

terça-feira, 17 de setembro de 2019

Novas regras para tirar CNH e ACC já estão valendo desde 16 de Agosto


As mudanças determinadas em junho pelo governo federal para os processos de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e da Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) passam a valer a partir desta segunda-feira (16).

Com as alterações, acaba a exigência de uso do simulador nas autoescolas para quem quiser tirar a CNH na categoria B. Fazer aulas no aparelho passa a ser facultativo. Desta forma, o número de horas/aulas obrigatórias cai de 25 para 20 horas, mesma carga-horária de antes de o simulador ter sido adotado.

Quanto à ACC, exigida para quem guia "cinquentinhas" - ciclomotores com motor de até 50 cm³ -, também há mudanças: durante um ano, quem quiser guiar cinquentinhas poderá fazer as provas teórica e prática sem ter feito aulas. Caso seja reprovado, o candidato deverá fazer aulas práticas.

A partir de setembro de 2020, as aulas voltam a ser exigidas, mas o número vai cair de 20 para 5 horas, sendo que uma delas deverá ser noturna. Além disso, no exame prático, o candidato poderá usar seu próprio ciclomotor, desde que o veículo tenha, no máximo, 5 anos de uso.


Via Blog Hailton Pereira

Seis toneladas de lixo são retiradas do Rio Grande, em Barreiras


Seis toneladas de lixo foram retiradas do Rio Grande, na cidade de Barreiras, oeste da Bahia, em um mutirão de limpeza realizado nesta terça-feira (17). O material foi removido do trecho do rio que fica no centro do município.

Grande parte do lixo era formada por pneus de carros de vários tamanhos, e aparelhos eletrônicos, como televisores e celulares. Carcaças de metais e de móveis também foram retirados do rio. Parte do material deve ser levada para reciclagem e o restante descartado corretamente.

De acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Barreiras, idealizadora da ação, a maior parte desse lixo foi jogada por moradores da cidade, que ajudaram na remoção dos dejetos. Pescadores, militares do Exército e do Corpo de Bombeiros também participaram do mutirão.

G1 e Hailton Pereira

terça-feira, 3 de setembro de 2019

Sandara Passos: A nova marca de Calçados e Acessórios da região. Veja as fotos


Sandara Passos é uma marca nova no mercado, com vendas e distribuição de calçados e acessórios. 

Com sede no Município de Baianópolis, no Oeste da Bahia, os produtos Sandara Passos, também estão disponíveis para distribuídos à logistas da região.

Veja a seguir mais fotos dos produtos.



Previsão de crescimento da economia sobe para 0,87% neste ano



A projeção de crescimento da economia para 2019 cresceu, de acordo com o boletim Focus, pesquisa divulgada toda semana pelo Banco Central.

A previsão de expansão do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, foi ajustada de 0,80% para 0,87%.

Ainda de acordo com o boletim, a previsão para 2020 segue em 2,10%. As projeções para 2021 e 2022 também não foram alteradas, e permanecem em 2,50%.

Frequência escolar de alunos do Bolsa Família atinge 91%


Estudantes beneficiados pelo programa Bolsa Família registraram frequência recorde em sala de aula nos meses de junho e julho deste ano. Dados do Ministério da Educação (MEC) mostram a presença de 12,5 milhões de estudantes de 6 a 17 anos nas escolas nesse período. O número representa 91,18% do total de 13,7 milhões de alunos cujas famílias são beneficiárias do programa. Trata-se do maior percentual da série histórica, iniciada em 2007. 

Um dos requisitos para a manutenção do benefício do Bolsa Família é justamente a frequência escolar de crianças e adolescentes atendidos. A cada dois meses, as escolas públicas devem registrar a frequência dos estudantes contemplados, pelo sistema Presença, do MEC. Os dados são depois encaminhados ao Ministério da Cidadania, responsável pelo Bolsa Família. 

Em sua conta no Twitter, o presidente Jair Bolsonaro destacou a marca. "Mais alunos beneficiados pelo Bolsa Família estão sendo acompanhados. Dados da frequência escolar dos meses de junho e julho mostram a presença de 12.547.535 estudantes de 6 a 17 anos em sala de aula de um total de 13.761.259 – ou seja, 91,18%", postou.

De acordo com o MEC, é o terceiro bimestre seguido de recorde no acompanhamento da frequência escolar. No período de abril e maio, de cerca de 14 milhões de estudantes atendidos à época pelo pelo programa, foi registrado o acompanhamento de 12,6 milhões, ou 89,81% do total. 

Em fevereiro e março, primeiro período de coleta deste ano, também houve recorde no acompanhamento de contemplados do programa. O índice chegou a 90,31%, enquanto, há 12 anos, no mesmo recorte, registrou 66,22%. 

Se descumprirem a frequência escolar mínima exigida pelo programa, as famílias das crianças e adolescentes podem ser advertidas ou ter o benefício suspenso, bloqueado ou cancelado. 

O Bolsa Família é destinado a famílias com renda mensal de R$ 89 a R$ 178 por pessoa e só é repassado se a frequência escolar for de pelo menos 85%, para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, e de 75% para jovens de 16 e 17 anos.

Agencia Brasil

domingo, 25 de agosto de 2019

Quatro pessoas ficam feridas e outra morta após carro invadir lanchonete no centro de Barreiras


Na madrugada de hoje, domingo, 25, por volta das 2h50, a condutora de um veículo VW Gol, invadiu a lanchonete conhecida como Galego Lanches, deixando quatro pessoas feridas e uma em óbito, nas imediações da rotatória, no centro de Barreiras.


Segundo informações, a condutora perdeu o controle do veículo na rotatória, invadindo a lanchonete e atingindo cinco pessoas. Três equipes do SAMU socorreram as vítimas no local. Todos foram socorridos para o Hospital do Oeste.


A Polícia Rodoviária Federal foi acionada para fazer o teste do "bafômetro" na condutora do veículo que estava com sinais de alcoólicos. A condutora foi presa. Foi encontrado pelo delegado Francisco Carlos de Sá, um litro de Wisky no interior do veículo.


O corpo da mulher identificado apenas por Raquel, foi removido para o Departamento de Polícia Técnica de Barreiras para necropsia.


Uma equipe do corpo de bombeiros juntamente com a polícia militar estiveram no local dando apoio.


Fonte: Blog Bahia

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Dra. Valdete é homenageada com o mérito jurídico Rui Barbosa, pelos relevantes serviços prestados a advocacia




A advogada Dra. Valdete, foi homenageada com a Maior Honraria no âmbito do direito, no Dia do Advogado. Ela foi agraciada com o Mérito Jurídico da Ordem Dr, Rui Barbosa, o Águia de Haia, Patrono dos Advogados, concedida aqueles que desempenham com excelência a prática da advocacia, com todas as honras e privilégios inerentes a profissão. A referida láurea foi entregue, em solenidade oficial, na Ordem dos Advogados do Brasil, Conselho Federal. Com o Procurador da República Dr Francisco de Assis Chiaratto.


A região Oeste da Bahia e, particularmente, a cidade de Cristópolis e todos os seus moradores, se orgulham do trabalho, da seriedade e do profissionalismo da Dra. Valdete. A homenagem é um reconhecimento ao seu trabalho e sua dedicação a advocacia. Parabéns.


Mural do Oeste

quarta-feira, 31 de julho de 2019

Tito visita Baianópolis e intensifica trabalho em defesa da região oeste





Durante o período de recesso parlamentar da Câmara dos Deputados, o deputado federal Tito (Avante/BA) tem visitado suas bases nos municípios da região conversando com as lideranças municipais para ouvir as demandas de cada local, traçar metas de atuação e planejar ações do mandato para o próximo semestre legislativo.


Foto: Welton Patrocínio/Ascom Tito


O parlamentar esteve no sábado (27), visitando o município de Baianópolis que comemora 57 anos de emancipação política.
Durante a visita, o parlamentar reencontrou amigos, conversou com a população e as lideranças sobre a atuação no Congresso Nacional e as principais ações do mandato.


Foto: Welton Patrocínio/Ascom Tito

“Estamos aqui em Baianópolis dialogando com nossas lideranças, verificando demandas locais e discutindo soluções junto à população, especialmente neste momento em que a população comemora os 57 anos de emancipação política do município”, destacou o deputado.
Tito que, junto aos correligionários presenciou dois eventos esportivos, um de motocross e um torneio de futebol, disse que o trabalho do parlamentar não se limita ao plenário e às comissões.

“Nosso trabalho transcende isso, temos a preocupação de manter o diálogo permanente com as comunidades e lideranças que nos ajudam a construir um mandato de resultados efetivos em favor de toda a população. Precisamos ir até os municípios, conhecer suas necessidades, para que posteriormente possamos pleitear verbas e ações junto aos governos federal e estadual”, finalizou Tito.Foto: Welton Patrocínio/Ascom Tito



Foto: Welton Patrocínio/Ascom Tito





Fonte: Fala Barreiras

sexta-feira, 5 de julho de 2019

TSE vai comprar 180 mil urnas eletrônicas para eleições de 2020


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai comprar cerca de 180 mil urnas eletrônicas para serem usadas nas eleições municipais do ano que vem, quando serão escolhidos novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. As novas urnas vão substituir as mais antigas, que entraram em funcionamento em 2006 e 2008. O custo da aquisição ainda não foi definido. 

Nesta semana, o TSE realizou audiência pública para colher sugestões das empresas interessadas. O TSE também tirou dúvidas sobre especificações técnicas, segurança e manutenção da urna. Está prevista para a próxima terça-feira (9) a divulgação de um parecer técnico sobre as propostas recebidas pelo tribunal.

Segundo o secretário de Tenologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, a substituição dos equipamentos é necessária para melhorar a tecnologia utilizada nas urnas. De acordo com o secretário, o Brasil realiza a maior eleição informatizada do mundo. 

"Saímos de um processo eleitoral manual, com baixos índices de credibilidade, até alcançarmos alto nível de confiança junto ao cidadão, utilizando os atributos de integridade e de segurança que só o paradigma digital proporciona", disse Janino. 

As urnas eletrônicas começaram a ser utilizadas nas eleições municipais de 1996. Segundo o TSE, nunca houve qualquer espécie de fraude no sistema eletrônico de votação. 


Agência Brasil / Blog Hailton Pereira
Postagens mais antigas  → Página inicial